quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

GUARANY DE SOBRAL TEM VAGA AMEAÇADA NO ESTADUAL; TIRADENTES PODE RETORNAR



O Campeonato Cearense tem início no próximo sábado, 16, e as polêmicas que precedem a competição prometem continuar até o primeiro apito do árbitro. Não apenas pela luta do Tiradentes para reaver a vaga na disputa. Chegou ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Ceará (TJDF-CE), nesta quarta-feira, 13, uma denúncia de irregularidade cometida pelo Guarany de Sobral. O clube supostamente teria falsificado certidões para garantir sua vaga na competição. Caso seja comprovado, o Bugre será eliminado do Estadual e terá caso encaminhado para investigação da Polícia Civil. A origem da acusação não foi informada.

Diante da suposta falsificação, o TJDF-CE solicitou à Federação Cearense de Futebol (FCF), na noite desta quarta, as documentações - exigidas pelo Profut - de todos os clubes da Série A e da Série B do Campeonato Cearense para análise e revisão. "Chegou ao conhecimento do Tribunal essa denúncia contra o Guarany de Sobral. O procurador que trouxe a informação achou por bem requerer a documentação de todos, pois precisamos aumentar a transparência, tornar tudo claro antes da competição", afirmou em entrevista ao O POVO o presidente do Tribunal, Jamilson Veras.


Se for confirmada a infração por parte do Cacique do Vale, o clube deverá sofrer consequências para além da esfera do futebol. "Caso seja comprovada a falsificação, já estaremos diante de uma questão criminal. O clube pode ser não apenas excluído do Estadual, como também ser encaminhado para a Polícia Civil, onde será realizada investigação", expôs Veras. O presidente alertou, ainda, que outros clubes podem ter situação revista no Cearense, caso seja encontrada alguma pendência nas documentações dos atuais participantes do campeonato. O prazo para revisão dos documentos é de 24 horas - ou seja, até a noite desta quinta-feira, 14.
Os rubro-negros sobralenses são os adversários de estreia do Ceará no Campeonato Cearense, com partida marcada para o Junco, no dia 24 (domingo), às 16 horas, válida pelo Grupo A2.
Tiradentes ainda pode voltar
Numa possível saída do Guarany de Sobral do Estadual, quem pode assumir a vaga é... O Itapajé. Isso porque a equipe que herdou o lugar do Tiradentes pode mudar o seu caminho de entrada no Cearense. O Tigre da PM trabalha junto ao Departamento Jurídico da FCF para comprovar a adesão ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut) e, assim, conseguir retornar ao certame. Campeão da Série B estadual no ano passado, a equipe fortalezense deve conhecer definição sobre o caso antes do começo da Série A.
O retorno do Tiradentes significaria a retirada do Itapajé, que pode conquistar a vaga do Estadual se a exclusão do Guarasol também se concretizar. Um cenário com mais mudanças na tabela da competição.
FCF promete esclarecimentos
Procurado pela reportagem, o presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio, afirmou que a entidade agendará coletiva para esta quinta-feira, 14, com o objetivo de esclarecer os casos de Tiradentes e Guarany de Sobral. O retorno do Tigre e a saída do Bugre não são descartados pelo dirigente. "Passaremos o parecer do jurídico diante desses dois casos, depois tudo será encaminhado ao TJDF", disse o dirigente.
Além dos dois casos, outra polêmica no Estadual envolveu o Quixadá. O clube ameaçou deixar a competição se a FCF não permitir que seus jogos sejam mandados no Estádio Abilhão, localizado na cidade de origem do time. Porém, as duas partes já trabalham para entrar no consenso para a desistência não se concretizar. (Fonte: OPOVO)


Nenhum comentário:

Postar um comentário