terça-feira, 31 de maio de 2011

Delegação Sobralense é destaque nos Jogos Abertos do Inteiror

Por mais um ano, Sobral se destaca nos resultados na fase regional dos Jogos Abertos do Interior realizado Município de Varjota, nos dias 20,21 e 22 de maio de 2011.
Sobral que mantendo a tradição sempre leva aos jogos a maior delegação, este ano embarcou com 126 atletas, e obteve os seguintes resultados: 
MODALIDADE
CAMPEÕES
VICE - CAMPEÕES
3ª COLOCAÇÃO
BASQUETE MASCULINO
SOBRAL
VARJOTA

BASQUETE FEMININO
Classificado: SOBRAL
FUTEBOL MASCULINO
SANTA QUITERIA
SOBRAL

FUTSAL MASCULINO
SOBRAL
SANTANA DO ACARAÚ
SANTA QUITÉRIA
FUTSAL FEMININO
SOBRAL
COREAÚ
SANTA QUITÉRIA
HANDEBOL FEMNINO
IRAUÇUBA
SOBRAL
MORRINHOS
A equipe do basquete Feminino obteve sua classificação direta devido a ausência das equipes de basquete da região.
O futsal feminino manteve o favoritismo de campeão da edição anterior e conquistou sua vaga na fase estadual ao vencer a equipe de Coreaú pelo placar de 02 x 01 e a equipe masculina conquistou sua vaga após jogo emocionante contra Santana do Acaraú com final de 3x2 para sobral.
O futebol masculino também conquistou sua classificação mesmo com o título de vice-campeão após perder um jogo emocionante contra Santa Quitéria de 1x0, com gol de falta aos 43min do segundo tempo cobrado com precisão pelo atleta da equipe de Santa Quitéria.
A equipe de handebol feminino obteve sua vaga ao conquistar a segunda colocação, perdendo apenas para a equipe de Irauçuba, num jogo super disputado resolvido nos últimos segundos do jogo.
Os Jogos Abertos do Interior é promovido pela Secretaria do Esporte do Estado (SESPORTE), em parceria com a Federação Universitária Cearense de Esporte (FUCE). Tem como objetivo promover o intercâmbio esportivo entre os municípios, proporcionando boas relações entre dirigentes, técnicos e atletas, bem como apontar o surgimento de novos valores no cenário esportivo cearense.
A fase regional contou com a participação dos seguintes municípios:Alcantaras, Barroquinha, Cariré, carnaubal, Catunda, Coreaú, Forquilha, Graça, Guaraciaba do Norte, ipu, Irauçuba, Jijoca de Jericoacoara, martinópole, Miraima, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Pacujá, Pires ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, Tianguá, uruoca, Varjota e Sobral nas seguintes modalidades (masculino e feminino): handebol, futsal, basquetebol e futebol de campo (somente masculino para este).
A fase estadual será realizada no Município de Morada Nova nos dias 10,11 e 12 de junho de 2011 e a delegação de Sobral continua seus preparativos para trazer mais uma vez muitos títulos ao município.
O Secretário do Esporte e Juventude, Hermenegildo Sousa Neto parabeniza a todos os atletas que tão bem representaram o Município nos Jogos Abertos do Interior

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sobral vence o Dia do Desafio 2011



Na última quarta-feira (25), aconteceu o Dia do Desafio 2011. O evento, que neste ano participaram 21 países do continente Americano, consiste em uma disputa entre Cidades onde o objetivo é de mobilizar o maior numero de pessoas fazendo uma atividade física durante 15 minutos. Sobral venceu novamente a competição. Desta vez a vitória foi conquistada contra a Cidade de Tecate do México que mobilizou 29,99% da população enquanto Sobral 53,82%.

O Secretário do Esporte e Juventude, Hermenegildo Sousa Neto parabeniza a toda a comunidade Sobralense por mais uma vez ter se mobilizado para importância da atividade física com fator preponderante para qualidade de vida dos habitantes do Município.

Secretário Hermenegildo participa de reunião com o Comitê Olímpico Brasileiro sobre os Pré Jogos Olímpicos.



O Secretário do Esporte e Juventude, Hermenegildo Sousa Neto e o Secretário Adjunto Eugênio Parceli estiveram no Rio de Janeiro, no dia 22 de maio, participando da Reunião promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro para escolha dos locais que serão utilizados para aclimatação dos atletas para os Jogos Olímpicos de 2016 que serão realizados no Rio de Janeiro.
Sobral foi um dos municípios pré selecionados, através da  Vila olímpica Ministro Ciro Gomes que tem previsão de inauguração da 1ª etapa  para o final do ano.  Além de Sobral os equipamentos esportivos pré selecionados no Ceará foram a o Centro Esportivo da UNIFOR, Centro Esportivo da UECE.
Estiveram presentes na reunião o Secretário de Esportes do Estado, Gony Arruda, o Coordenador de Esportes do Estado, Professor Fernando Teles e o Coordenador do Departamento de Atividades Desportivas e ex Secretário do Esporte e Juventude de Sobral, Professor Carlos Augusto.   

Vila Olímpica: Secretário de Esportes busca parcerias no Rio de Janeiro


O Secretário do Esporte e Juventude, Hermenegildo Sousa Neto, acompanhado do secretário adjunto, Eugênio Parceli, estiveram semana passada no Rio de Janeiro visitando o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, pertencente a Marinha do Brasil.      
          
O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento do Centro que conta dos mesmos equipamentos que estão sendo construídos na Vila Olímpica Ministro Ciro Gomes.
Hermenegildo e Eugênio foram recebidos pelo gerente do Centro, Tenente Smith, que fez questão de repassar com riqueza de detalhes todo o funcionamento daquele que é considerado um dos melhores centros de preparação esportiva do país.

SAIBA MAIS.
A Vila Olímpica Ministro Ciro Gomes tem previsão de inauguração da primeira etapa para o fim deste ano e contará com os seguintes equipamentos esportivos: 01 piscina olímpica, 01 piscina de saltos ornamentais, 01 pista de atletismo, 01 campo de futebol, 01 ginásio poliesportivo com arenas multiusos, 02 blocos Pedagógicos e 01 refeitório.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Vai começar do Dia do Desafio

A partir da meia noite do dia 25 de maio, Sobral estará, mais uma vez participando do Dia do Desafio. A competição foi criada no Canadá e é difundido mundialmente é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O objetivo da competição é de mobilizar o maior numero de pessoas realizando atividade física durante 15 minutos.
Sobral este ano estará competindo com a cidade de Tecate, do México. A programação será bastante diversificada iniciando na madrugada de hoje para amanha com o tradicional Torneio Corujão de Futsal, Vôlei de Areia, Beach Handebol e Futebol Socyet e durante o dia vários acadêmicos de educação física da UVA e INTA estarão visitando o comercio, as indústrias e demais locais para realizar atividades com a comunidade. É a partir das 18h haverá uma grande concentração em frente ao Ginásio poliesportivo com sorteio de diversos brindes.
A população também pode participar do Dia do Desafio praticando qualquer atividade física durante 15 minutos e ligando para os telefones: 3614 7288/ 3614 7531.

Projeto do Deputado Ferreira Aragão, quer ginásios esportivos das escolas do Estado a disposição da Comunidade

Projeto de Indicação nº 86/2011, de autoria do Deputado Ferreira Aragão, tramitando na Assembleia Legislativa, autoriza a abertura de ginásio de esportes anexos às escolas estaduais, para o uso da comunidade, fora do horário letivo. De acordo com o parlamentar, líder do PDT, a medida visa aproximar a comunidade do ambiente escolar e promover a atividade física e o lazer como forma de promoção e inclusão social.
“Mais do que elevar o nível de saúde das pessoas, o esporte é uma eficaz ferramenta para formação do cidadão. Esse paralelo rende ainda disciplina, auto-estima, respeito e companheirismo”, comentou Ferreira Aragão.
Em harmonia com a previsão constitucional dos artigos 6° e 217, de que o lazer e o esporte são direitos sociais assegurados aos cidadãos, o projeto de indicação tem como alvo disponibilizar à sociedade cearense espaços adequados para a prática desportiva, ressaltando que se tratam de locais já existentes e que muitas vezes ficam ociosos no período que não há atividade escolar.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Secretaria de Esportes do Estado abre inscrição para o processo de seleção do Bolsa Esporte e Bolsa Atleta de Alto Rendimento



A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) abre o processo de inscrições para os Programas Bolsa Esporte e Bolsa Atleta de Alto Rendimento. O processo de inscrição dos candidatos do Bolsa Esporte se dará em duas fases. Na primeira fase, os candidatos deverão se inscrever gratuitamente até o dia 10  de junho. Nesta etapa inicial, não há necessidade presencial do candidato, pois a inscrição poderá ser feita pela internet, preenchendo a ficha de inscrição disponível no site da Sesporte.
Após as inscrições, os candidatos serão avaliados por um processo seletivo seguindo os seguintes critérios: Análise Cadastral, Documental e de Mérito. As avaliações serão feitas por uma comissão técnica da Sesporte. No dia 13 de junho, será divulgado no site a lista dos selecionados que deverão comparecer nas datas estabelecidas no cronograma abaixo para a entrega de documentos como declaração de renda, declaração escolar, comprovante de endereço, RG, entre outros.

BOLSA ESPORTE
O Bolsa Esporte é um Programa da Secretaria do Esporte do Estado e tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento humano através do esporte, realizando ações que possibilitem o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida, além da descoberta de novos talentos esportivos, na Capital e nos municípios do interior do Ceará.

DATA E LOCAL DE ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO PARA O PROGRAMA BOLSA ESPORTE
Sobral/Ibiapaba (Sobral)
·         Dia: 15 de junho
·         Horário: 08h às 16h
·         Local Centro de Convenções (Salão Venus)
o   Endereço: Rua Dr Arimatéia Monte Silva, 300 - Campo dos Velhos

BOLSA ATLETA DE ALTO RENDIMENTO
Para as incrições do Programa Bolsa Atleta o candidato deverá preencher a ficha de inscrição on-line disponível na página eletrônica da Secretaria do Esporte e entregar junto com a documentação exigida no edital até o dia 26 de maio de 2011 na sede da Secretaria do Esporte (Estádio Plácido Aderaldo Castelo - Av. Alberto Craveiro, 2901 - Bairro Castelão, em Fortaleza)
O Programa é destinado à atletas do Estado do Ceará com resultados expressivos nos rankings nacional e internacional e benefíciará 50 atletas, sendo 30 bolsas na categoria nacional e 20 bolsas na categoria internacional .
Maiores  informações entrar em contato coma Secretaria de Esportes pelo telefone : (85) 3487-8367 - 8h às 17h de segunda a sexta-feira ou através do site da Secretaria de Esportes (www.esporte.ce.gov.br)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Secretaria do Esporte e Juventude, através do Programa Segundo Tempo, formaliza parceria com a Secretaria de Segurança e Cidadania



A Secretaria do Esporte e Juventude, através do Programa Segundo Tempo estabeleceu parceria com a Secretaria de Segurança e Cidadania, para o atendimento do efetivo de 100 Guardas Mirins Municipais junto ao núcleo EEFM Professor Luis Felipe.

Em reunião com o sub-inspetor Rodrigues, responsável pela Guarda Mirim Municipal, o coordenador geral do Programa Segundo Tempo formalizou a parceria para atendimento, concretizando dessa forma a sistematização de uma ação inter-setorial entre as secretárias de Esporte e Juventude e Cidadania e Segurança.

Um dos objetivos do Programa Segundo Tempo é oferecer práticas esportivas educacionais, estimulando crianças, adolescentes e jovens a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral, o que vem de encontro com a finalidade do Programa de Formação da Guarda Mirim de Sobral, que é contribuir na formação moral e cívica dos adolescentes do município de modo a oferecer-lhes acesso a uma profissionalização, promovendo a integração social dos mesmos, velando pela educação do trânsito, preservação do meio ambiente e cumprimento das diretrizes contidas no código de postura do município de Sobral.

O local de funcionamento das aulas do núcleo será no Parque da Cidade e na Secretaria de Segurança e Cidadania, onde neste ciclo pedagógico serão oferecidas as modalidade coletivas voleibol e futebol, a modalidade individual atletismo e a atividade complementar Skate.

Gostaríamos de salientar que esta parceria se deu devido à compreensão e a vontade política do secretário de Segurança e Cidadania, Jorge Trindade, e do sub-inspetor Rodrigues, que prontamente acolheram o Programa Segundo Tempo, como mais um parceiro, que tem também como meta durante a execução desse convênio, contribuir para a diminuição da exposição aos riscos sociais (drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil) e a conscientização da prática esportiva, assegurando o exercício da cidadania.