quinta-feira, 2 de junho de 2011

Programa Segundo Tempo em parceria com o Hemocentro Regional de Sobral, lança campanha para cadastramento de doador de medula óssea


Com o tema “Ofereça o que você tem de melhor: a vida!”, o Programa Segundo Tempo/Secretaria do Esporte e Juventude, em parceria com o Hemocentro Regional de Sobral, realizou neste sábado, dia 28 de maio, no horário de 8h às 12h, na escola Dinorah Tomaz Ramos, uma campanha para cadastramento de doadores de medula óssea. Essa campanha aconteceu durante o Planejamento Geral de Núcleos do Programa Segundo Tempo, que ocorre mensalmente, integrando coordenação geral e pedagógica, coordenadores setoriais e monitores dos núcleos do convênio 726117/2009. Frente às ações dos núcleos, a campanha se caracteriza como uma das ações complementares do Programa e que aborda a temática “atividades relacionadas à saúde”.

Essa ação executada pela coordenação geral do Programa em parceria com Hemocentro Regional de Sobral, visa proporcionar junto aos profissionais do PST (coordenação geral, coordenadores e monitores) a formação de conceitos e hábitos que possam conscientizá-los sobre as condições necessárias ao desenvolvimento e/ou manutenção de bons hábitos de saúde.

A campanha recolheu aproximadamente 70 mostras de sangue que integrará o banco de dados do hemocentro regional de Sobral que serão futuramente utilizados na doação de medula óssea. A mobilização dos profissionais do PST foi feita pela coordenação geral e pela equipe de 03 profissionais do Hemocentro Regional de Sobral, que logo no início da manhã, fez uma abordagem geral sobre o que seria essa ação, discorrendo sobre sua importância e o passo a passo para se tornar um doador. Finalizaram suas falas, conscientizando os profissionais presentes que o transplante de medula óssea é a única esperança de cura, para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue. Num segundo momento, no intervalo e no final do planejamento, aconteceram o preenchimento das fichas de doadores e a coleta de sangue.

Segundo informações do Istituto Nacional do Câncer (INCA), "o Brasil tornou-se o terceiro maior banco de dados do gênero no mundo, ficando atrás apenas dos registros dos Estados Unidos (5 milhões de doadores) e da Alemanha (3 milhões de doadores). A evolução no número de doadores deveu-se aos investimentos e campanhas de sensibilização da população, promovidas pelo Ministério da Saúde e órgãos vinculados, como o INCA. Essas campanhas mobilizaram hemocentros, laboratórios, ONGs, instituições públicas e privadas e a sociedade em geral". ( Informação colhida a partir do endereço http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=677).

Nenhum comentário:

Postar um comentário