quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Programa Segundo Tempo realiza parcerias para viabilizar formação continuada




“Um professor que pretende atuar com o esporte de maneira inclusiva, (...) deverá saber lidar com esse fenômeno de maneira mais ampla do que uma simples e tradicional visão tecnicista, como historicamente a Educação Física sempre fez. Deverá tratá-lo também como fenômeno sociocultural, (...) considerando aspectos culturais próprios de cada grupo, os determinantes políticos implícitos na prática esportiva, as relações humanas que permeiam os esportes...” (SADI, 2004:115).

Com essa mesma visão, o Programa Segundo Tempo em Sobral mantém um programa de formação continuada em serviço, compreendendo dois formatos de capacitação: as palestras e as atividades específicas.

Nessa perspectiva, em janeiro de 2011, coordenadores/as e monitores/as do PST Sobral, divididos em 19 turmas passaram por um intensivo processo de capacitação, tendo cada profissional vivenciado 05 formações, das quais 03 eram palestras comuns a todos (Planejamento e Avaliação, Primeiros Socorros e Adolescentes e Drogas no Contexto Escolar), 01 oficina de jogos recreativos comum a todos e 01 oficina específica (Dança, Jogos Pedagógicos, Xadrez, Skate, Futebol, Capoeira) à escolha de cada profissional.


Ressaltamos que esse importante trabalho não seria realizado na sua plenitude sem o estabelecimento das parcerias, pela qual se torna possível viabilizar espaço adequado e material didático aos participantes, bem como não seria possível desenvolver as oficinas e os cursos específicos que são ministrados por profissionais capacitados convidados a contribuir gratuitamente com o trabalho social que o PST realiza.


Reconhecendo a contribuição de todos os palestrantes, destacamos nessa ocasião a participação de Carlos Alves e Andrea Oliveira que, atendendo um convite da coordenação geral e pedagógica do PST Sobral, vieram de Fortaleza para ministrar gratuitamente a Oficina de Skate, cujo objetivo proposto foi destacar temas sobre as diferentes características do skate (cultura, economia, mídia, lazer) e rever o processo metodológico das aulas de skate no PST, de forma que os coordenadores e monitores pudessem visualizar a criação de atividades que facilitassem o desenvolvimento da modalidade Skate, explorando o potencial pedagógico e social desse esporte.

(Matéria enviada por Domingos Sávio)

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