quarta-feira, 21 de outubro de 2015

JOGOS ESCOLARES DO CEARÁ ESTÁ AGONIZANDO


Como foi divulgada na matéria abaixo, a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará dará inicio nos dias 21, 22 e 23 de Outubro, em Fortaleza, a etapa Juvenil (15 a 17 anos) dos Jogos Escolares do Ceará.

Esse evento, que já viveu seus tempos de glória quando era chamado de FESTAL, onde os jovens de todo Ceará o esperavam e se preparavam com bastante suor e empenho, hoje está praticamente morto.

O motivo desta morte se dá por falta de gestão e interesse por parte do Governo do Estado que há muitos anos o trata como um evento sem a sua devida importância. Hoje o que acontece com os Jogos Escolares do Ceará é:

Falta de planejamento das datas:

·         A competição da categoria 15 a 17 anos irá acontecer praticamente na mesma data do ENEM, inviabilizando a participação dos alunos atletas.

Ausência de um planejamento de execução:

·         Não se sabe exatamente quando vai acontecer, e quando se marca o evento não se tem um prazo adequado para sua divulgação impossibilitando as escolas de se programarem para sua participação;

·         Em casos mais crônicos, como foi no ano de 2013, A falta de planejamento foi tão grande que se fez uma disputa entre os finalistas do ano de 2012 para selecionar os representantes do Ceará na etapa Nacional

Alojamentos inadequados para recepcionar os alunos:

·         Os alunos ficam alojados em escolas sem a menor infra-estrutura e higiene adequada para receber os alunos do Interior (sala de aulas sujas, banheiros quebrados, etc.);

·         Banheiros sem higiene, obrigando os alunos a passarem entre 2 a 3 dias utilizando banheiros com vasos quebrados ou entupidos;

·         Os alojamentos não oferecem camas, colchonetes e nem estrutura para se armar redes, obrigando os alunos e professores a levar colchonetes. O caso mais grave são os alunos carentes que não tem condições de levar colchonetes e acabam dormindo no próprio chão.

·         Em casos mais crônicos, quando a Secretaria da Educação não liberam as escolas para as hospedagens, elas são realizadas em locais onde não há o mínimo de condições, como foi o caso de 2012 onde todos os jovens do Ceará ficaram hospedados em um galpão industrial abandonado no Bairro Sapiranga.

Isso é apenas uma das diversas situações onde o atleta não residente na capital passa para participar de um evento esportivo escolar oficial do governo do Estado.

Fica um questionamento aos leitores deste Blog: Você autorizaria seu filho ou filha para participar 2 a 3 dias em um evento nas condições como esse? Essa resposta já esta sendo dada, basta olhar o numero de equipes do interior que desistiram de participar da edição 2015.

O Estado do Ceará se orgulha por ter um dos melhores índices de educação do Estado, porém esquece, ou faz pouco caso da melhor ferramenta para educação, o esporte. Ainda da tempo de corrigir. Ainda é tempo de recuperar a credibilidade dos Jogos Escolares do Ceará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário